The Legend of Zelda : Spirit Tracks --DETONADO--



 



A jornada do jovem Link começa com uma lenda, contada por uma figura conhecida da série Zelda: Niko – que também estava em Wind Waker e foi responsável por contar a lenda inicial de Phantom Hourglass. A “interessante” história, contada pelo velhote apenas uma vez por ano, fez nosso herói cair em sono profundo. Logo após a cena teatral, responda o que quiser para a pergunta de Niko, e espere até que seu mentor, Alfonzo, entre na sala. O gigante chega justamente para lembra-lo de um pequeno detalhe: é o dia de sua audiência com a princesa!

Depois de uma conversa tensa, você poderá controlar Link. Os comandos são bem parecidos com o do jogo anterior. Toque com a styllus perto do protagonista para andar – se você tocar longe Link vai correr. Toque em um objeto para que o herói o agarre, e toque no alvo para atirar o item. Saia da pequena casa para conhecer o agradável Aboda Village. Siga o caminho para cima e para esquerda, e fale com o garoto de chapéu azul, que vai desafia-lo antes de sua apresentação. Ele precisa de um pouco de “Bee Larvae”, e a única maneira de conseguir é rolando na árvore com a colmeia que está logo acima – dê dois toques rápidos na tela para rolar.

Ao acertar a árvore, as abelhas ouriçadas vão tentar picar você. Dê duplos toques para fugir das ferroadas, e não tente entrar na água, apenas fique rolando até escapar delas. Tome cuidado para não ficar rolando muito rápido, Link pode ficar tonto e vulnerável aos insetos. Depois disso, vá falar com o menino de chapéu azul novamente próximo a casa da direita, para receber um item aleatório – para acessar os itens guardados, escolha “Menu” e em seguida “Collection”.

Vá para o sul e fale com a moça que está parada na frente da casa com as rochas. Ela vai dar algumas dicas básicas, como a de destruir pedras para juntar algumas ruppes, e vai ensinar como conversar com os personagens. Depois de destruir as pedras, siga para o norte, e suba as escadas para entrar na estação mais ao norte do mapa.

Após a conversa com Alfonzo, você terá 300 segundos para chegar até o castelo onde está a princesa Zelda. De acordo com seu mentor, este será o “Exame Final”, então preste atenção nos comandos. O mapa na tela de cima mostra o caminho e mais três trens dividem a linha. Logo no começo, o gigante explica que a alavanca do lado direito aumenta/diminui a velocidade do trem, e mostra o cordão que aciona o apito, logo acima. Mantenha o foco nos trilhos, e toque o apito se algum animal aparecer nos trilhos.


Um pouco mais a frente, os trilhos formarão uma forquilha. Fique de olho no mapa e escolha a direção a seguir no comando que aparecerá na tela. Vire para a direita na primeira curva, e para esquerda na próxima interseção. Não mexa nos comandos nas próximas duas curvas, siga direto para o castelo. Após a cena que mostra a Tower of Spirits e o Hyrule Castle, você terá que acionar a frenagem para parar na estação. Há tempo de sobra, então, se você passar do ponto, basta usar a marcha de baixo para voltar. Repita até parar certinho na estação.



Ao desembarcar, aproveite para conversar com os moradores do local e para destruir alguns potes em busca de rupees. Não há nenhum item muito importante para ser encontrado, apenas corações. Siga para o norte, até o portão principal, para um encontro amigável com o carteiro, que vai entregar a você uma carta fechada – para ver, basta acessar “Menu”, “Collection”. Continue indo para o norte, até encontrar o Hyrule Castle.

O corredor é cercado pelo jardim não oferece muita diversão, há apenas uma colmeia no lado esquerdo, no alto da tela. Converse com os guardas e responda “Yes Sir!”, para adentrar o castelo. Os caminhos laterais do 1º andar são guardados por soldados. Siga em frente e fale com o guarda para entrar na sala de cerimônias. Após a cena, você vai receber uma carta e o certificado de “maquinista real”.

Leia a carta de Zelda, copie o caminho mostrado tocando no ícone do mapa e desenhando na tela de toque, e volte para o 1º andar, que agora está com os dois caminhos laterais desobstruídos. Explore o local e suba pela pequena escada no lado direito, mais para baixo. O seu destino final será o 2º andar. Siga contornando o prédio até a porta que estava marcada com um X no mapa da princesa. Ao entrar, siga pela esquerda e depois para cima para alcançar o 3º andar.

Após mais uma cena, aceite o convite de Zelda para conseguir a túnica verde, e poder circular livremente pelo castelo. Ao sair da sala, a moça mostrará qual o procedimento para escolta-la. Clique no ícone verde para desenhar o caminho que Zelda vai andar, e aperte o botão "Call", para que ela corra até você. Use o direcional para alternar entre os personagens. Neste andar, espere até que o segundo guarda comece a se mexer, e então desenhe uma linha passando no meio para seguir caminho para outro andar.
 Já no lado de fora, siga próximo da parede. Aproxime-se com Zelda do primeiro guarda esgueirando-se pela parede. Passe primeiro e acione o “Call” para chamar a princesa um pouco antes de o guarda olhar para o lado direito da tela. Uma outra maneira, é desenhar um caminho para Zelda pela esquerda, correr para a direita e ficar conversando com o soldado. Para o segundo guarda, opte pela segunda estratégia. Desenhe uma linha que leve a princesa par ao lado direito, na parte de baixo do mapa.

O terceiro guarda vai dar mais trabalho. Vá para atrás dele, pegue a rocha e jogue para a esquerda. Quando ele for investigar o que aconteceu, troque para controlar Zelda, e leve-a até próximo do caminho principal. O quarto zelador possui visão limitada, será fácil passar por ele e chegar até o portão principal.

Após as cenas, você estará novamente nas dependências do Hyrule Castle. Converse com o velhote e em seguida saia da sala. Vá para o sul, e espere até uma nova cena começar. Depois disso, vá para a área central e suba pelas escadas para encontrar a câmara real. Vá em frente e passe pela porta da direita, antes de subir novamente para alcançar o quarto de Zelda. Com a “Spirit Flute” nas mãos, tente sair do recinto para iniciar uma nova conversa. Desça todo o caminho de volta até o primeiro andar. No caminho há dois baús com Red Rupees e itens, vasculhe a área o quanto quiser, e quando estiver no primeiro andar, entre na porta da direita, na sala de treino, para receber sua primeira espada, a “Recruit Sword”
(como no desenho abaixo).
 

O guarda o ensinará três técnicas de ataque: ataque normal, passo para o lado, e rotatório. Para executar o ataque normal, basta “clicar” no alvo. Para usar o ataque duplo, siga e direção ao alvo e risque duas vezes. Já o ataque mais poderoso, rotatório, faça um círculo rápido em volta de Link. Ao terminar o treino, use as portas da esquerda na sala do trono para chegar na porta que está isolada ao norte, no primeiro andar. Converse com o guarda para poder passar e chegar até o jardim. Chegando lá, elimine os três inimigos que estão importunando o guarda e, após um breve papo, suba algumas escadas até o topo.

No ponto mais alto você verá duas árvores, uma na direita e outra na esquerda. Siga para direita, pegue a bomba próxima a árvore, posicione-se do lado esquerdo da árvore, onde há dois pequenos brotos no chão, e jogue a bomba na parede para revelar uma passagem que leva até a caverna.


Após a cena, siga para o norte. Acabe com os morcegos e monstrengos, e arraste o bloco de concreto para cima do botão mas acima, para conseguir pegar a Small Key dentro do baú. Abra a porta central e suba pelas escadas. Siga pelo caminho pulando as canaletas d’água até encontrar uma baú com um Red Rupee e duas flores bomba. Utilize a bomba para quebrar as rochas e liberar seu caminho.

Na próxima sala haverá quatro cristais que devem ser acertados na ordem direita, cima, baixo e esquerda. Não demore muito, pois o efeito dos cristais é curto. Continue pela nova escada. Depois de eliminar mais alguns oponentes e assistir mais uma cena, continue para entrar na Tower of Spirits.

Depois da longa cena, dê a volta por trás do trem e suba a escada para o norte até o segundo andar. Siga pela escadaria em sentido anti-horário e entre na porta do “1st Floor”.


Lá dentro você verá mais uma breve cena. Não tente enfrentar o guardião. Retorne para conversar com a sacerdote Anjean. Ela dirá que a única maneira de escapar do grandalhão é atingindo-o pelas costas com sua espada. Sua a escadaria novamente até o “1st Floor”. O grandalhão estará fazendo a ronda de rotina. Fique de olha na tela de cima para ver onde ele está, e não se aproxime de frente. Na sala há pontos de segurança, protegidos por espíritos do bem, facilmente identificáveis pela coloração roxa.

Seu objetivo aqui é conseguir as três Tears of Light. Quando tiver uma chance, corra e siga para a esquerda. Pegue a Tear of Light e siga para o norte. Pegue a outra e siga pelo caminho da direita, onde você deve acertar o cristal, dar a volta na sala, e pegar o caminho da direita para pegar a terceira Tear of Light. Com isso sua espada estará carregada no máximo. Fique esperando o guardião passar para acertá-lo pelas costas.


Já de frente para a grande porta, trace o caminho do fantasma até a maçaneta e ajude-o a empurrar para liberar caminho para o “2nd Floor”. Nesta sala, vá para direita. Mude a visão para o fantasma, trace um caminho passando pelos espinhos até o cristal no lado direito. Mais ao sul, pise em um dos botões e faça com que o grandalhão fique em cima do outro para liberar a porta.

Liquide os ratos e use o bloco para fechar a saída deles. Na parte com os espetos, direcione o fantasma para o norte e converse com o outro guardião. Acerte o cristal mais a frente para desativar os espetos, e puxe conversa novamente, de maneira que o guarda fique de costas para Link. Depois de tomar o novo corpo, continue subindo as escadas antes de examinar o mapa para obter o “Forest Rail Map”. Entre na luz azul após ser transportado para o outro andar. Vá para o sul e fale com Anjean para ter acesso ao mapa geral do jogo.

Trace a rota do trem até o centro da tela de toque – como não há outros usuários nos trilhos, você não precisa se preocupar em desviar. Ao ver animais nos trilhos ou voadores, toque o apito do trem para assustá-los e liberar o caminho. Para os voadores, espere até que se aproximem para fazer barulho. Após algum tempo de viagem você chegará em Lost Woods.


Em sua primeira escolha de caminho, selecione direita. Depois de seguir por alguns segundos, você será teletransportado para o início dos trilhos.


Em vez de voltar para Lost Woods, mude a direção até chegar no ponto mais próximo a direita – o que parece com pequenas árvores, indicado com o nome “???”.

O vilarejo cheio de árvores é um prato cheio para quem quer acumular alguns Rupees. Dê uma olhada em sua carteira, se você não tiver 80 Rupees, corte um porco de grama para engordar seu orçamento. Quando conseguir, faça uma visita a loja de Whittleton e compre o Shield (escudo) por 80 Rupees.

Depois disso, vá até a cabana maior e mais ao norte do mapa, e converse com o homem. Ao sair, puxe papo com todos os nativos fora e dentro das outras duas cabanas, e volte para o trem. Acerte a princesa Zelda para que ela volte ao para a condução,e parta para Lost Woods.

Siga a risca o que os aldeões falaram, e fique atento as árvores que possuem galhos sem folhas. São eles quem indicam a direção que você deve seguir. Repeite os três primeiros e faça o contrário do que indicar o quarto galho de árvore para chegar até o Forest Sanctuary.

Já no santuário, siga para cima, passe por debaixo da ponte e depois para esquerda, até encontrar uma escada bloqueada por rochas. Volte e siga para direita para encontrar as flores-bomba que poderão liberar seu caminho. Retorne para as escadas da direita até as duas bombas e passe por cima da ponte desta vez. No local você verá uma bola de cristal que aciona a outra parte da ponte. Do outro lado da ponte, há mais uma barreira de pedras. A tática é usar as duas bombas; uma para ativar o cristal e a outra para você carregar até o outro lado para quebrar as rochas.

Ao examinar a placa central, você será avisado de que as estátuas precisam olhar uma para outra. Se você olhar em volta, verá que há uma estátua no topo, mais a esquerda, e outra em baixo, mais a direita, que estão fora de posição. Faça com que elas fiquem de frente para revelar uma porta secreta por onde você continuará sua jornada. Fale com Gage duas vezes para conseguir informações valiosas que explicam como funciona a Spirit Flute ( no desenho abaixo ).

Tocar a flauta espiritual como se deve é bem fácil. A stillus movimenta o instrumento para um lado e para o outro. O som só vai sair da flauta se você assoprar o microfone do Nintendo DS. Depois de praticar, basta completar o dueto com Gage para receber o mapa que completa o caminho para o Forest Temple.

Direcione o trem para o norte de Lost Woods, em direção ao Forest Temple. No caminho, algumas Skulltulas aparecerão descendo das árvores. Ao perceber que a música mudou, toque o apito para espantá-las e poder passar sem danos.


Assim que chegar ao Forest Temple, siga para o norte e examine a escultura em forma de foguete no lado esquerdo. Preste atenção nas cores das bolas de energia que saem da obra. Pegue a sua Spirit Flute, e toque a canção de três notas – verde, prateado, verde – combinando com a saída das bolotas de energia. Esta é a “Song of Healing”, que você pode usar uma vez a cada visita aos templos ou Tower of Spirits. Para continuar, entre na porta que dá acesso ao Forest Temple, à direita.

Vá em frente, e depois pela direita até encontrar um espaço na parede e um buraco. Ainda não é possível passar por aí pulando, mas você conseguirá ver um cristal do outro lado. Pegue uma castanha na planta a sua esquerda, acerte o cristal, e passe correndo pela ponte. Não vá para cima ainda, há nuvens de veneno por lá. Siga para o sul e depois de enfrentar os três inimigos, pegue sua recompensa no baú – 100 Rupee –, e suba para o segunda andar pela porta que se abriu.

Siga para o norte desviando das nuvens de veneno e destrua as quatro aranhas da sala seguinte para habilitar um baú branco que guarda o item Whirlwind – você pode equipa-lo e desistir de usá-lo com um simples toque no ícone redondo alocado na parte de cima da tela. Ao acionar o item, basta assoprar no microfone para se livrar das nuvens de veneno. Não desça ainda para o primeiro andar. Em vez disso, siga para o sul e elimine todas as nuvens roxas para encontrar um baú. Depois de coletar o Treasure, volte para a sala de cima, mire na estátua no centro do local com seu Whirlwind( no desenho abaixo ), e assopre para liberar a passagem a sua esquerda.

Vá pelo caminho da esquerda, assopre todas as nuvens de veneno, e desça para o “1st Floor. Assopre o redemoinho na chave para que ela caia do outro lado. Com o objeto em mãos, atravesse a ponte novamente e siga para cima para poder eliminar as nuvens venenosas do local. Suba no botão revelado e diga para o baú no centro da sala para guardar no seu bolso uma Big Green Rupee. Agora, volte todo o caminho e use a Small Key na grande porta, no centro da sala. Siga pela esquerda e depois para o sul para enfrentar caveiras voadoras venenosas. Para dar um jeito nelas, assopre o Whirlwind para deixa-las tontas, e termine o serviço usando a espada.

Suba as escadarias até alcançar o 3rd Floor, e siga até encontrar um cristal depois de um buraco. Volte pela esquerda, pegue a castanha e alinhe com o cristal de maneira que o redemoinho de vento possa levar a castanha até o cristal. Após acerta-lo, pegue mais uma Small Key no baú que aparecerá no final do corredor, e desça as mesmas escadarias. De volta ao segundo andar, use a chave na sala que está no centro do mapa, para enfrentar o poderoso Mothula.

CHEFE: MOTHULA
O primeiro subchefe do jogo não oferecerá muita resistência. Mothula ficará flutuando de um lado para outro, possui apenas um ataque, e não ataca diretamente. Em determinados momento, ele tentará acertá-lo com caveiras venenosas. Para vencer com facilidade, fique alinhado com Mothula no momento do ataque e jogue a caveira de volta para ele usando o Whirlwind. Se você errar e acertar apenas o ciclone, Mothula devolverá o golpe, o deixará tonto, e assim vai poder atacar. Acerte-o com dois ciclones e depois com sua espada para prosseguir na aventura subindo pelas escadas ao norte.
Já no terceiro andar, vá para a parte de baixo para enxergar uma porta especial e uma lagarta azul no extremo sul. Na parte com a lagarta, mas à direita, há rochas bloqueando o caminho. Pegue a castanha no lado esquerdo, jogue na lagarta, e depois use seu ciclone para jogar a bolota pontuda contra as pedras para liberar o caminho. Depois de eliminar toda a neblina venenosa, pise no botão para fazer mais um baú aparecer, e acerte o cristal no lado direito.

Vá pela porta recém-aberta e tenha em mente que você vai ter que usar as duas lagartas azuis – uma para explodir as rochas, e a outra para acertar o cristal. A dica aqui é para não se preocupara em acertar os insetos em uma boa posição. Depois de acertar a lagarta, ela vai virar uma bola pontuda que Link pode tocar. Alinhe com as rochas e use o ciclone para transportá-la até o outro lado do buraco e destruir tudo. Faça o mesmo com a segunda lagarta para acertar o cristal que abre uma porta bem lá no alto, à sua direita.

Examine o mapa que está pendurado na parede para ver onde estão localizados os sentinelas invisíveis, indicados com uma caveira roxa no mapa. Preste atenção no caminho indicado, e desenhe na tela de toque se for preciso. Depois de abrir a grande porta, suba as ecada, examine a lápide para habilitar o ponto verde que o levará para o mapa principal depois da luta com Armored Colossus Stagnox.


A primeira parte da luta com este besouro de chifres gigante é bem sossegada. Assim que a batalha começar, corra com Link em sentido horário ou anti-horário dando voltas em Stagnox. Quando o monstro atacar, vá para atrás dele, jogue um ciclone na parte com veneno, e quando ele cair, use sua espada para detonar a criatura. Repita esse procedimento até Stagnox começar a voar. Lá de cima, a criatura jogará três lagartas antes de atacar novamente. Tudo o que você precisa fazer, é acerta as lagartas, e ficar preparado para jogá-las contra Stagnox usando o ciclone – ficar de frente para a criatura é o melhor jeito.

Após detonar o primeiro chefão, pegue o Heart Container no grande baú branco, e ande até a concentração de energia azul para voltar ao início do templo.


Já no mapa principal, trace uma rota para o Forest Sanctuary. No local, siga à esquerda da plataforma de trem, em direção a um montinho isolado com uma galinha e um baú. A ideia aí é usar a galinha para chegar até o baú que esconde uma Big Red Rupee. Da plataforma mais a esquerda, assopre um ciclone no animal, pegue-o, volte para a plataforma, e pule para pegar o baú.

Partindo de Forest Sanctuary, siga direto para Tower of Spirits – localizada no canto direito, na parte de cima da tela. No caminho, você poderá encontrar locomotivas-bomba capazes de destruir seu trem. Nem pense em bater de frente, e nunca arrisque pegar um caminho na frete dessas máquinas, elas são mais rápidas.


Converse com Anjean e siga para o norte rumo à escadaria espiralada até o 4th Floor. Após a cena, vá pela direita e suba para a parte neutra, com piso arroxeado, onde os guardiões não entram. Preste bastante atenção na disposição das três Tear of Light. O objetivo aqui é coletar as três para ter mais força na espada de Link para conseguir acertar os guardiões pelas costas. Assim que conseguir, desmonte o grandalhão da parte de baixo da sala. Quando conseguir o controle sobre ele, vá até a parte com lava mais à direita, desça a pequena escada, troque para Link, suba no escudo dele, e atravesse o lago de lava até a outra ponta.

Já na parte da direita do andar, toque no chão para Link descer do escudo, e parta para cima até a escada que dá acesso ao 5th Floor. Na piscina de lava, com Link em cima do guardião, você terá que acionar as duas estátuas com seu ciclone, e ainda ficar atento com os morcegos. Use a espada para acabar com eles, e passe pelo lado esquerdo do lugar para pegar um item no baú. Ao acionar as duas estátuas de vento, uma porta se abrirá no centro da sala.

Vá pela esquerda até uma sala mais ao sul com um roedor. O medroso correrá de você toda vez que tentar acerta-lo. Use o fantasma para encurralar o animal, pegue a chave e use na porta mais logo a cima. Use o guardião para atravessar mais uma piscina de lava e chegar ao 6th Floor.

CHEFE: GEOZARD

Acabar com Geozard não será uma tarefa difícil. A ideia e mante-lo ocupado para conseguir acertar suas costas. Envie o guardião para enfrentá-lo, e corra para acerta-lo por trás. repita algumas vezes para acabar com o grandão.

Quando a batalha acabar, siga pelo corredor do direita, depois vá para o sul, antes de seguir a esquerda, até uma grande sala. Siga o caminho mais abaixo, para direita, e use o guardião para bloquear o fogo. Aproveite a pequena escada para subir em cima do escudo dele, e continue à direita. No final do caminho, use o seu ciclone para pegar a Small Key. Volete pelo mesmo caminho e pegue a entrada para o norte, até uma escada que leva ao 7th Floor. No novo andar, vá para o centro da sala para coletar o Snow Rail Map. Use o teleporte marcado por um ponto azul para retornar e conversar com Anjean antes de voltar ao mapa principal.


Antes de seguir caminho, faça uma parada em Castle Town para conseguir mais um Heart Container. Visite a casa mais abaixo, a última da direita, e fale com a garota para participar do mini-game “Take ’Em All Out”. Basicamente, você terá que subir dez andares enfrentando inimigos sem poder recarregar a energia. Nos nove primeiros, só adversários fáceis. No décimo, você enfrentará um Armored Colossus Stagnox. Para participar da brincadeira, você terá que desembolsar 50 Rupees, mas o prêmio no caso de vitória é um valioso Heart Container. Depois disso, siga para o norte rumo ao Hyrule Castle, e examine a caixa de cartas. Leia o recado e continue indo para cima.


Já dentro do castelo, aproveite sua primeira oportunidade para seguir pelo corredor da esquerda, e vá para norte até a porta lá no final do caminho. Converse com Alfonzo e retorne para o trem, rumo ao Aboda Village, na parte sul do mapa principal.


Já no vilarejo, vá para a cabana ao sul, no lado esquerdo, e fale com Niko para conseguir o Stamp
Book, uma espécie de álbum de figurinhas, que pode ser preenchido com estampas que você recebe em pontos próximos das estações. Antes de embarcar, procure ao lado esquerdo da casa de Alfonzo um monumento de pedra que parece uma mesa, é lá que você vai carimbar sua primeira estampa. Enquanto você conversava com Niko, Alfonzo instalava um canhão na locomotiva – agora vai ser mais fácil se livrar dos inimigos que teimar em atacar Link no trem. Para atirar, basta tocar no alvo e tudo será resolvido mais rápido. A arma é ótima contra morcegos e aves, mas para as vacas que ficam nos trilhos, continue usando o apito.

De volta ao trem, siga para o novo caminho aberto, rumo ao mapa com neve, mas pare em uma estação antes, na Rabbitland Rescue.


Converse com o rapaz vestido com roupa de coelho, e ele pedirá que você o ajude a capturar alguns animais. Responda a primeira opção em todas as perguntas dele para aceitar o desafio. Os coelhos se escondem geralmente atrás das pedras cinzentas, mas sempre deixam suas orelha a mostra. Quando ver algum, use seu canhão para explodir a pedra e depois a rede para captura-lo. Após conseguir a Rabbit Net, vá para o norte, até a ponte no centro do mapa.

De cima da ponte você conseguirá ver uma pequena ilha com um baú, não tente pular da ponte para alcançara a ilha. Vá até a montanha no lado direito e pule na diagonal. Assim que você pegar o Treasure, uma ponte surgirá na ilha para você poder atravessar. Após coletar o item, volte para o trem e siga para o norte no mapa principal, até encontrar o Snow Realm.

Ao entrar no clima frio, vá para o norte e pegue a primeira entrada à direita. Baixe a marcha e siga caminho até encontrar um arco. Mire no triângulo verde e atire até que ele fique amarelo. Esse arcos funcionam como teleportes para outras áreas. Esse aí leva para um ponto próximo a Whittleton Village. Passe reto e siga para o norte e depois à esquerda até a próxima estação.


Siga pela rua principal para cima. Se você tentar vasculhar o jardim, será congelado. Visite todas as casas da parte baixa do vilarejo. Suba o primeiro lance de escada e examine mais uma estátua de pedra com bolas de energia colorida saindo dela. Assopre sua flauta de forma ritmada, na ordem laranja, amarelo, laranja e azul, para obter a “Song of Discovery”.

Abra o baú para conseguir uma Red Potion, e continua subindo até o topo do vilarejo. Lá dentro, fala com Honcho e aceite seu desafio. O objetivo é encontrar os pares que mais combinam por sua personalidade. Converse com todos os Anoukis, e volte para falar com Honcho. Os pares são Noko (no centro, na parte de baixo) e Kofu (em cima, no lado direito); Yeko (em cima, no lado esquerdo) e Bulu (em baixo, no lado direito) e, finalmente, Yefu (em baixo, no lado esquerdo) e Honcho (no centro, na parte de cima). Após receber a Red Rupee, saia da cabana e siga para o sul.

Se você quiser marcar seu livro com uma estampa de Anouki Village, volte até a estação de trem, vá pela direita, suba até o final e procure um caminho por trás das árvore no canto direito, no alto da tela. Depois disso, volte par ao trem e siga para o mapa principal. Trace uma rota seguindo pela esquerda, dando a volta nos trilhos.

Assim que você deixar a estação Anouki Village, olhe para sua direita para ver orelhas de coelhos atrás da rocha. Toque o apito da locomotiva e quebre a rocha para iniciar o mini-game de capturar o coelho. Para captura-lo, você pode utilizar a rede a cada um segundo, mire em um local para onde você acha que o orelhudo estará para captura-lo.


Continue pelos trilhos e pegue o caminho da esquerda. Ao seguir ao norte, entre no túnel e prepare-se para enfrentar Rocktite, uma espécie de monstro gigante com um único ponto fraco; um olho dentro da boca. Ao terminar, você estará no Snow Sanctuary.


Siga para direita se você quiser ir à loja, ou à esquerda para enfrentar alguns lobos da neve, e depois suba até o final. No caminho você encontrará uma estação para carimbar uma estampa de Snow Sanctuary. Dentro da sala, leia a placa e prepare-se para um pequeno quebra-cabeça. Os dizeres indicam que ao apertar o botão, você terá que caminhar até a porta sem ficar na direção dos olhares das estátuas. Para facilitar, acione o mapa e coloque setas com a direção para onde cada uma delas está olhando. Comece subindo pelo lado esquerdo, dobre na estátua do meio para direita, e passe por trás da ultima estátua mais acima para encontrar Steem. O velho ancião o convidará para um dueto. A música é fácil: azul, prata, azul e laranja. Toque em harmonia com o velhote e após receber os trilhos, volte para o trem e prossiga para o norte de Snow Realm.

No primeiro trecho do trilho, um boneco de neve vai atacar você atirando a própria cabeça. use o canhão para acabar com ele, e continue em frente até uma nevasca que vai paralisar o trem. Esse é o momento ideal para fazer missões extras. Dê a volta e siga para o Anouki Village. No caminho, vá pela esquerda para encontrar um coelho escondido. Após a captura, continue até o Anouki Village.


Siga para a cabana mais alta para falar com Honcho. Ele vai indicar Ferrus, o cara que o ajudará a resolver o problema da nevasca. Saia do vilarejo e siga com o trem para o lado direito do mapa, onde há uma locomotiva bomba nos trilhos. Depois de encontrar diversos homens de neve, você verá uma estação na qual deve desembarcar.


No local, vasculhe a cabana no lado direito e examine o mapa na mesa. Esses três lugares marcam os locais onde você poderá encontrar Ferrus. Siga com o trem para os pontos marcados tomando cuidado com a locomotiva bomba, e, ao encontrar Ferrus, pare o trem.

Diga que você está indo para o templo e ele vai mostrar um mapa. assopre no microfone para tirar a poeira, e copie o caminho do mapa de Ferrus no seu mapa. Este é o caminho que você precisa seguir para chegar até o Snow Temple.

Após a pequena cena, siga para cima até o 1st Floor. Acabe com o morcego e continue até a outra sala com dois inimigos e um sino no centro. A placa na parede indica duas notas. Arraste o bloco que está embaixo do sino e bata nele duas vezes para abrir a porta mais ao sul. Já na nova sala, arraste a caixa de madeira para direita, baixo, esquerda, cima, direita e cima novamente. Agora use a caixa para alcançar o outro lado da escada até a próxima área.

Siga para baixo, olhe para o lado esquerdo, e use o seu ciclone nas esferas com espinhos para que uma delas acerte o cristal e acione a ponte. Suba as escadas, vá pela direita e empurre a caixa de madeira até a água. Pule na caixa de madeira, e use o ciclone para ganhar impulso e se locomover pela água. Acione a estátua de vento com seu ciclone para abrir a porta mais ao norte, e siga pelo novo caminho. Faça o mesmo com o outro bloco para chegar até a parte mais acima, e vá pela direita. Acabe com os morcegos de gelo usando o ciclone e espada para conseguir o Boomerang ( no desenho abaixo ).


Equipe o Boomerang, retorne para a sala anterior, e desenhe o caminho com a styllus para acertar os dois cristais ao norte e habilitar a ponte. Atravesse e desça para voltar ao primeiro andar. Siga para baixo e depois para direita até o buraco. Use o bumerangue para acertar o cristal mais acima, e abrir a porta da esquerda. Se você acertar os dois morcegos, também vai habilitar um baú. Suba pelo gelo e empurre o bloco para baixo e depois para esquerda até a sala maior. Na grande sala, empurre para cima, esquerda, baixo, direita, baixo, esquerda, baixo.

Conforme a placa pendurada na parede da sala anterior indica, trace uma rota de modo que seu bumerangue bata uma vez no sino grande, duas vezes no sino pequeno e mais uma vez no sino grande, para abrir a porta ao sul. Siga pelo novo caminho e vá para o centro da sala com as cinco tochas. A tocha do centro já está acessa, e você vai precisar acender as restantes na ordem correta para abrir a próxima porta. Pegue seu bumerangue e trace uma rota que passa pela tocha do centro, depois na da direita-cima, direita-baixo, esquerda-cima e esquerda-baixo para abrir caminho para o Basement 1.

Já no subsolo, siga para direita e use a “Song of Awakening” (azul, laranja) na estátua próxima para revelar onde estão os tesouros deste andar. Mais à direita, use o bumerangue na tocha de gelo para criar um caminho no lago, mas preste atenção, pois o caminho vai quebrar depois de um tempo. Comece criando um caminho para a ilha da direita, e abra o bau para conseguir uma Small Key.

Retorne para o início e abra a grande porta trancada com sua Small Key. Na próxima sala, use seu bumerangue para pegar fogo e acertar os inimigos. Após derrotá-los, vá até a porta de direita, pegue fogo novamente e acerte a estátua de vento congelada. Faça mais um caminho de gelo, e use o ciclone na estátua de vento para abrir mais uma porta. Na próxima sala, faça um caminho de gelo para o norte, até a estação de estampas, e depois continue congelando a água para chegar até a porta no lado esquerdo. Se você acabar com todos os inimigos da sala, será recompensado com um baú que guarda uma Big Green Rupee. Suba pelas escadas e siga para o sul até o lado de fora. Acabe com os morcegos e use o fogo combinado com bumerangue para tirar toda a neve do chão e revelar qual a próxima sequência do sino.

Retorne, e na parte de baixo da sala, olhe para direita para ver uma tocha de gelo. Faça um caminho até o botão no chão, e acione-o para abrir uma porta mais acima. Agora vá até o sino e empurre-o nas direções direita, baixo, esquerda, cima. Com isso, o sino ficará alinhado com o caminho de gelo que vai até a sala principal. Faça um caminho de gelo na água de modo que você consiga empurrar o sino até a próxima sala.

Na sala com os sinos, congele a água de modo a conseguir empurrar o sino para baixo, esquerda e baixo novamente. Com o sino maior na parte de gelo petrificado, empurre para esquerda, cima e direita. Agora você conseguirá fazer a sequência que estava desenhada lá no chão, na parte de fora. As coordenadas são sino da esquerda, centro, centro, direita e centro. Ao concluir a melodia, a última porta do andar se abrirá, revelando o caminho para o segundo andar.

Chegando lá, ignore a sala da esquerda por enquanto, siga par ao sul, e examine o quadro na parede, ele indica que tipo de fogo você deve usar na sala da esquerda. Memorize a sequência e acenda todas com uma única jogada de bumerangue. Posicione-se perto da tocha de gelo e trace uma rota para ela, depois cima-direita, cima-centro, baixo-centro, tocha de fogo, cima-esquerda, baixo-esquerda e baixo direita. Fazendo isso, você abre a porta da direita, siga por ela para enfrentar quatro lobos da neve.

Siga pela porta que vai se abrir, desça e vá pela esquerda. Pise no botão para acionar a ponte, use seu ciclone na chave para manda-la para o outro lado, atravesse a ponte e use a chave na porta do chefe.

CHEFE : FRAAZ MESTRE DO FOGO E DO GELO

No começo da batalha, Fraaz vai carregar fogo ou gelo para atacar. Use o bumerangue para acertá-lo com o elemento contrário. Se ele usar fogo, jogue gelo, e vice-versa. Quando ele se dividir em dois, pegue fogo e acerte um deles, e depois o outro com gelo, para que ele se torne um novamente. Depois que você fizer isso, Fraaz vai destruir as tochas, mas continuará usando elementos para tentar acabar com você.


No ataque com fogo, Fraaz deixa seis bolas no chão; com gelo, ele cria uma onda, mas feixa vestígios no chão. Após o ataque dele, use seu bumerangue para pegar fogo ou gelo e acerte-o em seguida. Depois disso, o vilão vai se dividir novamente. Corra em volta dos dois e tente lembrar que elemento é prejudicial para cada um. Quando jogarem fogo ou gelo, revide com seu bumerangue. Ao acertar apenas uma vez, Fraaz vai se recompor, e atacar como um só novamente.

Desta vez, será preciso acerta-lo duas vezes para faze-lo ficar tonto. Fique atento aos ataques duplos de Fraaz, e, se precisar, recupere energia quebrando alguns potes. Quando você acabar com ele, poderá pegar mais um Heart Container no baú do centro da sala, e entrar na bola azul de energia para retornar ao início do Snow Temple.


Agora que você já tem o ciclone e o bumerangue, pode fortalecer Link com alguns itens extras e ainda completar algumas tarefas extras que farão a diferença na aventura. No entanto, esta parte é totalmente opcional. É possível continuar sem executar as tarefas a seguir.

Nessa altura do jogo, você poderá encontrar em qualquer lugar do mapa principal, um homem chamado Beedle, que passeia em um balão de ar quente. Para chama-lo, basta tocar o apito do trem. Quando ele descer, vai oferecer alguns itens para venda. Um dos mais interessantes é o Bomb Bag (500 Rupees), mas é altamente recomendável que você compre também o Beedle Membership Card (100 Rupees). Esses dois itens ajudarão a conseguir itens muito bons, incluindo um Heart Container. Você receberá algumas cartas que podem ser lidas depois de uma visita rápida a alguma caixa de correio. Depois de comprar algo de Beedle, uma terceira carta estará disponível, com o Beedle Club Card.

Está aberta a temporada de caça aos coelhos. Assim que estiver no mapa principal novamente, siga para o sul e vire a primeira à direita. Ao se aproximar da primeira bifurcação, pare o trem e perceba que há um coelho atrás da pedra. Toque o apito do trem e quebre a rocha com o canhão para iniciar a captura.

Após a captura, siga para o sul, e assim que puder vire para esquerda para ver mais um coelho escondido atrás da rocha. Depois de capturar o animal, vá para o sul. Quando os trilhos forem para direita, olhe para esquerda para ver mais um coelho.

Chegou a hora de retornar para o norte. Na próxima intersecção, vire para direita, e depois esquerda, para ver mais um coelho escondido no meio do caminho. Com cinco coelhos nas mãos, vá até o Anouki Village e continue seguindo pelo sul até Forest Realm, e depois Rabbitland Rescue.


Já no vilarejo, converse com o cara fantasiado de coelho, e ele vai recompensar você com alguns Rupees e um Heart Container por você ter capturado cinco coelhos. Há ainda uma recompensa para quem capturar dez coelhos de grama. Se você ainda não comprou o saco de bombas com Beedle, esta é a hora. Após adquirir os novos itens, siga para o sul até a parte em que começa uma curva para direita. Logo na saída de Rabbitland Rescue, ao começara a curva, você verá o primeiro coelho. Já com a Bomb Bag em mãos, há três locais onde você poderá fazer um bom uso dos explosivos.


Já no vilarejo, vá para o ponto mais alto e, ao lado da cabana de Honcho, você verá uma rachadura na parede. Exploda com um bomba e entre. Dentro da abertura você verá uma sala com chão de gelo. Empurre o bloco nessas direções: esquerda, cima, direita, cima, direita, cima, direita, baixo, direita, baixo, esquerda e cima. Utilize a caixa como ponte para chegar até um baú que gurada uma Big Red Rupee.


Da estação de trem, siga para direita, e fique na beira do lago, próximo a parte detrás da cabana de Ferrus. Logo acima há uma tocha de gelo, e ao lado esquerdo, há um ponto de estampa. Use o bumerangue para fazer um caminho no gelo e chegar até lá para receber mais uma marca no caderno de estampas.


No lado direito, mas acima – marcado no mapa como três pequenos pontos amarelos – detone as rochas usando suas bombas. Se você for para baixo, vai encontrar um baú com um Red Rupee. No lado de cima, você vai poder estampar seu caderno e ainda faturar mais um baú com um Red Rupee.


No primeiro andar do castelo, vá pelo corredor da direita até a sala de treino. Converse com o general para começar um novo jogo que poderá render mais um Heart Container. A sessão de treino é cobrada, 20 Rupees por tentativa, e seu objetivo é acertar os soldados mais de 60 vezes. Você só pode ser acertado três vezes. Alterne as espadadas para evitar o ataque dos guardas e receba o grande prêmio antes da saída.

Depois dessa pequena maratona, retorne a Tower of the Spirits para retomar sua jornada.

Para continuar sua jornada, você vai precisar da “Song of Discovery”, obtida no Anouki Village. Se você seguiu este guia direitinho, já terá em seu inventário. Caso contrário, volte até lá e toque a flauta de modo ritmado na estátua no centro do vilarejo para receber a melodia.


Converse com Anjean e suba pela escada espiralada até o oitavo andar, um lugar um pouco diferente dos demais, bastante sombrio. No início, siga pela direita para encontrar mais tochas, que podem ser acessas com seu bumerangue. Continue segundo para cima até encontrar uma tocha próxima a uma flor-bomba. Pegue a bomba, siga para o norte, e coloque-a entra as duas tochas para revelar uma passagem. Após pegar o item, siga direto para o extremo sul, acendendo todas as tochas e tomando cuidado com os fantasmas. Essas criaturas tem medo da luz, portanto, enquanto você estiver perto das tochas, eles não vão ataca-lo.

Ao ver uma lápide quase no final do corredor, dê alguns passos para direita, depois vá para o sul, para perto da tocha. Ande mais alguns passos para direita da tocha, pegue o seu saco de bombas, e acione uma bomba na parede logo a frente para revelar mais uma passagem. Retorne ao corredor e siga à direita para encontrar uma escada que leva até o nono andar.

Vá pela esquerda e acenda uma tocha, e logo em seguida, ainda seguindo para esquerda, você verá outra tocha apagada próxima de uma placa. Mova-se para mais próximo da sombra para conseguir alcançar a próxima tocha usando seu bumerangue. A saída para esquerda é um enorme precipício, então, siga para o norte, até a área protegida e acenda mais uma tocha.

Agora, para conseguir a Tear of Light que está a sua direita, espere até que os guardiões não estejam olhando, e corra, tendo em mente que para conseguir pega-la, será necessário entrar por baixo, já que que ela está em uma área protegida por três paredes – a abertura está embaixo. Agora, siga para o canto superior direito da tela, onde há uma tocha no canto. Há uma rachadura na parede, praticamente invisível, mas que se torna mais aparente se você apagar a tocha com seu ciclone. Quebre a parede usando uma bomba para pegar mais uma Tear of Light.

A terceira pode ser adquirida na correria mesmo, se desviando de fantasmas e guardiões. Com as três Tears of Light, você já poderá atacar um dos grandalhões para obter controle de sua armadura. No comando do gigante, volte para o início da fase, e vá pela esquerda. Desça e continue indo para esquerda para acender uma tocha que vai revelar uma ponte. Direcione o guardião pela ponte devagar, e siga-o de perto para não cair no precipício. Quando a ponte se dividir, vá para baixo. Ao chegar em terra firme, acenda as duas tochas com o gigante para abrir a porta que dá acesso ao novo andar.

Já no décimo andar, vá para direita para ver uma porta com um botão no lado esquerdo. Fique em cima do primeiro botão, e continue pela direita com o guardião, até encontrar o outro botão. Fique em cima dele para abrir a porta. Troque para a visão de Link e chame o seu guarda-costas para ir com você até a nova área. A primeira placa indica que há buracos no chão, e também uma pista do que você deverá desenhar na próxima porta.

Nesta área, há um baú no lado esquerdo, no alto, e a chave para a sala do chefe, no lado direito. A sala com a chave possui uma porta vermelha, onde você deve desenha um Z (maiúsculo), para abrir. Vá com cautela e pegue a chave com o guardião. Você terá que protege-lo dos inimigos em forma de mão. Jogue seu bumerangue para deixa-los tontos e complete o serviço com a espada. Faça o mais rápido possível, pois em alguns segundos os inimigos retornam. Depois de abrir a porta do mini-chefe, siga para o décimo primeiro andar e prepare-se para enfrentar Geozard Chief.


A luta com Geozard Chief é muito parecida com a batalha contra Geozard. Faça com que o seu guardião ataque Geozard Chief, dê a volta por trás dele, e bata o quanto conseguir. Evite os quatro buracos da arena, e fique dando voltas no local para evitar o ataque de fogo. Dois ou três ataques são o suficiente para acabar com Chief. Quando a batalha acabar, abra o baú para pegar um item, e sua as escadas para conseguir o Ocean Rail Map. Vá até o teletransporte e converse com Anjean.


Agora você pode seguir direto para o Ocean Realm, ou usar seu Bomb Bag, Boomerang e Whirlwind para conseguir alguns itens interessantes na The Tower of the Spirits. Dentro da torre, suba a escadaria espiralada até o primeiro andar. Siga para o norte, e olhe para esquerda, para o precipício. No outro lado há um cristal. Acerte-o com seu bumerangue para receber um baú branco com item especial. Pegue as três Tears of Light, tome o controle do guardião, e siga para o segundo andar. Lá, siga para direita, suba, e posicione o guardião próximo ao precipício, à esquerda. Use o seu ciclone para joga-lo para o outro lado, e já no comando do grandalhão, fique em cima do botão para acionar a ponte e liberar a passagem para Link coletar mais um item precioso no baú branco.


Volte para a escada em espiral e entre na segunda porta, para ter acesso ao quarto andar. Pegue as três Tears of Light, tome o comando de um dos guardiões, e atravesse o lago de lava seguindo para direita pegando carona no escudo. Suba para o quinto andar. Vá pela esquerda, atravesse o grande acumulado de lava, vá para cima, até o próximo acumulado de lava. No corredor de cima, há um cristal que pode ser acionado com seu bumerangue. Posicione-se no centro do pequeno lago de lava, em cima da parte sólida, e acerte o cristal para abrir uma porta à direita.
Siga pelo novo caminho e ignore a porta que leva para o norte por enquanto. Desça do escudo, e trace uma rota que faça com que o guardião passe pela ponte de cima, bloqueando o fogo, para que Link passe na ponde de baixo. Assim que sair da ponte, siga para cima para ver uma rachadura na parede. Estoure com uma bomba para encontrar mais um baú branco. Agora vá para o sul, e siga pela escada que leva para baixo.


No quarto andar, vá para cima, posicione seu guarda-costas na beirada do abismo, use o ciclone para atravessa-lo, e faça com que ele pise no botão para acender a tocha. Pegue o bumerangue e acenda a outra tocha para acionar a ponte. Equipe o Bomb Bag, chame o guardião, e dê uma bomba para ele levar até as rochas depois da parede de fogo. Após destruir a barreira, suba no botão para liberar a passagem de Link até outro baú branco.


Reuna-se com o guardião e siga para o sul, rumo ao quinto andar. Faça o caminho de volta pelas três estátuas cuspidoras de fogo, e suba pela porta do meio, até o sexto andar. Chegando lá, você terá que enfrentar dois Geozards. Mantenha os dois ocupados com seu guarda-costas e acabe com eles usando sua espada. Depois de derrotá-los, siga para o sul e abra todos os baús de itens. Agora, a meneira mais rápida de retornar a sala de Anjean, é salvar e reiniciar o jogo. Converse com o ancião e siga pela saída para o Forest Realm.


Siga para o sul em direção ao rio. Ao chegar perto da ponte, pare na pequena estação.



Depois de desembarcar, siga para direita, para baixo e para esquerda, até a casa no lado de baixo da tela. Lá dentro, uma figura conhecida de Phantom Hourglass dirá que conhece alguém em Snow Realm que pode consertar a ponte. Concorde com ele e retorne para o trem. Saindo de Trading Post, volte para a The Tower of the Spirits, fale com Anjean, e use a saída para o Snow Realm. Daqui, siga para a esquerda. Antes da curva para o norte, você verá uma outra estação, onde deve desembarcar.



Ao deixar a estação, siga para o norte, suba o primeiro lance de escadas, e ignore o segundo por enquanto. Vá pela direita, até o ponto que mostra quatro pedras e um espaço no meio. Toque a “Song of Discovery” para revelar um baú que guarda uma Big Green Rupee. Depois disso, suba pela outra escada até a casa, e lá dentro, fale com o trabalhador da ponte. Saia e volte para a estação. Converse com Ferrus e ele dirá qual a melhor maneira de manejar a locomotiva. Depois disso, entre no trem.


Durante o passeio com o cara que poderá consertar a ponte, fique atento as seguintes recomendações:
  • Ao ver inimigos se aproximando, seja rápido para acabar com eles para não receber nenhum dano.
  • Ao ver as placas amarelas, toque o apito do trem.
  • Respeite a sinalização; as placas laranjas com um seta indicam velocidade 1.
  • As placas azuis indicam velocidade 2.
  • Pare certo nas estações, antes da placa.
  • Não use o reverso para frear a locomotiva.
  • Ao chegar em Trading Post, não passe da placa de parar.
No caminho de Bridge Builder’s Home para a The Tower of the Spirits, fique atento com uma placa amarela. Logo depois dela, uma dupla de Bulldos, aparecerá. Acabe com eles rapidamente e use a saída para Forest Realm. Escolha sua rota para desviar das locomotivas bomba e chegar até Trading Post. Fique atento à sinalização, há muitas placas no caminho.



Ao desembarcar, converse com Linebeck na cabana e depois saia para falar com o trabalhador da ponte, na parte de cima da tela, mais à direita. Depois da cena, converse novamente com Linebeck para receber a Linebeck’s Letter. Leia a carta, e então siga para esquerda e entre na caverna.
 A primeira coisa a fazer na caverna é procurar a estação de estampas. Siga para o extremo norte ignorando outras entradas. Vá para esquerda e quebre a rocha utilizando uma bomba para chegar até a estação de estampas. Retorne e suba pelas escadas para chegar até a parte de cima do mapa. Após acabar com os corvos, vá para direita até a pedra em formato de foguete. Pegue a Spirit Flute e toque de modo sincronizado com as cores que saem da pedra: roxo, amarelo, laranja, azul e prata, para aprender a “Song of Light”. Um cristal aparecerá apontando um raio para cima-direita.


Siga a luz até a beirada, e atire um bumerangue na bola de cristal para acionar uma ponte que leva até a ilha menor. Lá, use uma bomba na rachadura da parede para ter acesso a mais uma caverna. Dentro da caverna, ignore o baú – que contém o bicho chato que engole Link – e toque a “Song of Light” próximo dos dois cristais para acionar um raio de luz concentrado.


Os raios formarão um X. Fique bem no centro do X, e ande seis passos para esquerda, e quatro para cima – use as pedras no chão como medida. Agora toque a Song of Discovery para revelar um baú que guarda o valioso Regal Ring. Volte para falar Linebeck e, após a cena, entre na casa do ex-pirata. Você pode vender seus tesouros para ele, ou ainda trocar por partes do trem. Quando terminar, volte para o mapa principal.


Atravesse a ponte seguindo para direita, e siga pelo Ocean Realm até o Papuchia Village.



Faça o reconhecimento do novo vilarejo falando com o povo local. Na cabana do centro está Wise One, um sábio que pode prever o futuro. Fale com ele e depois vá para a cabana mais ao norte, no lado direito. De lá, pule nas duas ilhas à esquerda, pegue o baú e retorne para o trem. Siga para direita até a próxima estação.



Ao deixar a estação, vá pela esquerda e depois para o norte. Sua passagem será vigiada por um caranguejo. Use o bumerangue para atingi-lo por trás e acabe com ele usando sua espada. Ao entrar na caverna, detone mais alguns caranguejos e siga até encontrar duas flores-bomba. Equipe o ciclone, pegue uma bomba, coloque próximo a beirada do precipício, e use um ciclone para carrega-la até o outro lado e quebrar as rochas. Depois disso, use o bumerangue para acertar o cristal e acionar a ponte.


Já no lado de fora, examine a porta vermelha no centro. Basicamente, você precisa examinara as seis estátuas do local para juntar os dados e decifrar a imagem final para desenha-la na porta. Resumindo, tente fazer o símbolo de infinito (oito deitado) na horizontal, com dois quadrados, para abrir a porta.


Examine a placa, e retorne para Papuchia Village.



Vá para o sul até a cabana de Wise One e converse com o velhote. Ao sair, na ilha de baixo, ao lado do coqueiro, toque a “Song of Discovery” para revelar uma pedra musical. Examine a pedra e tque a “Song of Birds”; roxo, amarelo, roxo. Com um passageiro de carona, siga para o “Ocean Sanctuary” tomando cuidado com as placas de sinalização.


No caminho, um navio pirata vai intercepta-lo, e alguns goblins tentarão capturar Carmen. Proteja o sábio ancião até a chegada de um inimigo mair, conhecido como Big Blin.



Esta é uma batalha bem fácil. Enquanto Big Blin anda vagarosamente da esquerda para direita, basta ficar batendo nas costas dele com sua espada. Fique atento aos movimentos do grandalhão, e quando ele balançar a clava, afaste-se. Enquanto você luta, alguns piratas menores vão continuar a invasão. Fique atento para que eles não consigam capturar Carben.



Após pegar a Force Gem – que abre alguns caminhos secundários nos trilhos –, siga para direita e depois para o norte até a próxima tela. Converse com Carben e toque as notas azul, laranja e roxa na flauta. Para pulara a nota amarela, basta parar de assoprar o microfone. Você receberá a carta Carben’s Letter. Leia, examine a malha de trilhos, e marque os pontos 1, 2 e 3 no seu mapa.


Já no mapa principal, siga pela direita até a ilha no final do caminho. Na água, entre o Ocean Sanctuary e a primeira ilha, olhe par ao sul para ver um coelho na água. Destrua o barril e capture o seu primeiro Ocean Rabbit. Na primeira ilha da direita você ouvirá uma música. Ao ver Ferrus no lado direito da linha, diminua a velocidade e pare para escutar um bom aviso: algumas esculturas do reino reagem a barulhos.
Continue em frente rumo a próxima ilha, e preste atenção em mais um coelho, escondido atrás de um barril pouco antes da ilha. Depois de chegar à ilha mais a direita do mapa, siga par ao norte uma ilha. Assim que você chegar na primeira ilha ao norte, olhe para cima na sua esquerda, e você verá uma estátua segurando uma esfera vermelha. Acione seu apito para que a esfera fique azul.
 Depois disso, vá para a ilha mais ao norte, localizada no centro do arquipélago, a que está marcada com o número 2. Ao chegar na ilha, procure pela estátua no lado direito ou esquerdo da caverna (depende dos trilhos que você usou para chegar até a ilha.


Pegue o caminho para o sul até o local marcado com o número 3, no meio do oceano. Ao tocar o apito pele terceira vez para a terceira estátua, um monumento em formato de peixe vai se erguer, e engolir seu trem. Já debaixo d’água, faça seu caminho até o templo no lado direito, na parte de cma da tela. Ao se aproximar do templo, um outro tipo de trem vai começar a persegui-lo. Siga para cima e para esquerda para fazer uma volta e despista-lo. Continue rotacionando até que as locomotivas bomba virem para esquerda, e atire em todos eles para deixa-los mais lentos até sua chegada no Ocean Temple.


Ao desembarcar, siga para o norte até o 1º andar. Na sala, siga para cima e depois para esquerda, até uma sala com quatro lápides. Cada uma delas contem um número; 1 para esquerda, 2 para direita, 3 para cima e 4 para baixo. Siga para esquerda, para cima, e corra para a direita até encontrar a escada que leva ao 2º andar.


No novo andar, vá para o sul e suba no bloco. Nesta parte, você precisa ter o escudo para se defender automaticamente das flechas. No outro bloco, use seu bumerangue nos quatro cristais na ordem indicada pelas lápides no andar de baixo – esquerda, direita, cima, baixo – para abrir o acesso a próxima sala.


Subindo um pouquinho do corredor, você verá mais uma cristal. Ao acerta-lo, o buraco logo acima vai virar chão, e um outro buraco vai se abrir mais em baixo. Não acerte o cristal de perto. Retorne ao corredor mais abaixo, e use o seu bumerangue para ativar o cristal. Depois disso, faça todo o caminho de volta passando pelos dois blocos até o 1º andar.


Volte até a sala com as quatro lápides, siga pela direita e para cima. Ignore a parte sul deste andar por enquanto. Suba novamente para o 2º andar. Vá para o sul, acabe com o par de Yellow Chuchus, e suba as escadas até o 3º andar.



Snapper é o mini-chefe mais fácil do jogo. No início da batalha, ele vai captura-lo em seu chicote. Não tente fazer nada, fique parado. Quando ele puxar você, desfira alguns golpes com sua espada. Fazendo isso três vezes você já acaba com ele, e como recompensa recebe o “Whip”, uma espécie de chicote que será muito útil daqui para frente.


Ignore as portas que se abriram e volte par ao segundo andar. Lá, desça até o final do corredor e olhe para esquerda. Selecione o seu chicote e mire no tronco para esquerda. Segure R para habilitar o chicote e aponte nos troncos para chegar até um baú. Retorne, vá para o norte e desça para o primeiro andar novamente. Vá para o sul e arranque os espinhos que trancam o caminho no lado direito para conseguir mais um item precioso no baú.


Continue para o sul e depois para esquerda. Use seu chicote nos dois troncos na parte de baixo para encontrar uma estátua em forma de peixe. Mais uma vez, use seu chicote para habilitar mais um baú ao norte. Agora, suba a escada ao lado para chegar no segundo andar, e estoure a rachadura na parede, no lado esquerdo. Estoure, mas ainda não entre. Em vez disso, siga para direita da porta que dá acesso ao segundo andar, e estoure a parede – sem marcas – para habilitar uma sala secreta. Lá, use seu bumerangue para acertar o cristal no lado direito, e só então retorne para a sala da rachadura na parede. Calcule o tempo para usar seu chicote e cair no bloco flutuante. Há um caminho para direita, mas você deve seguir em frente. Pule pelo terceiro tronco, use o chicote no lingote do peixe, e volte para pegar sua estampa seguindo pelo caminho da direita.


Após estampar seu livro, retorne ao primeiro andar, vá pela direita, suba para o segundo andar e depois para o terceiro, até a sala onde você enfrentou Snapper. Com todos os baús dos dois primeiros andares descobertos, use seu chicote para chegar até a sala da esquerda, e suba para o 4º andar.


No novo andar, leia a rocha e siga par ao sul, onde você deve puxar o lingote do peixe para abrir uma porta logo acima. Na sala com os três caminhos fininhos rodeados por um precipício, escolha o da direita, para habilitar uma ponte, que dá acesso a uma câmara com uma escada que leva a parte sul do terceiro andar.
 Vá pela esquerda até o final para encontrar duas estátuas. Pegue a espada da estátua da esquerda com seu chicote e arremesse na boca da estátua da direita para habilitar um baú com uma “Small Key”, e um tronco que o levará de volta para a sala de Snapper. Escolha a porta de cima, e siga para a direita para pegar mais um item dentro do baú, antes de retomar sua jornada pela direita, onde você deve abrir a porta usando sua Small Key.


Ao chegar no quarto andar, vá pela esquerda e puxe o lingote da estátua para abrir a porta ao sul, mas siga para direita e use seu chicote para atravessar o buraco. Continue ao sul, e na sala grande, você será forçado a lutar contra dois Helmet ChuChus; use seu chicote para arrancar a proteção e acabe com eles usando sua espada, antes de subir pela escada até o 5º andar. Puxe as duas espadas das bocas dos peixes, e suba para ler a lápide – a parte de cima é formada por um longo corredor que terá todos os troncos apenas quando você acionar os peixes corretos.


Vá para o sul e depois para esquerda para encontrar mais dois Snappers. Acabe com eles e continue seguindo para o sul, para pegar o corredor da esquerda depois. Ignore as estátuas e puxe o lingote da que está ao norte. Uma espécie de helicóptero começará a voar. Use o chicote para ficar pendurado – deixe a styllus apoiada na tela de toque – até uma nova parte com outro helicóptero e uma escada que leva ao sexto andar.


Suba, e vá para a pequena sala da direita. Chegou a hora de acertar as contas com dois Blue ChuChus. Esse inimigos possuem um campo elétrico em volta do corpo, e por isso você não conseguirá ataca-los com sua espada, bumerangue, chicote ou ciclone. As opções são gastar suas bombas jogando direto sobre eles, ou usar seu chicote para tirar a espada da boca do peixe e arremessa-la nos inimigo. Com a vitória, um novo galho aparecerá na sala da direita deste andar.


Desça as escadas e use o outro helicóptero para chegar até a área principal. Note que o mapa mostra quatro áreas com estátuas de peixes com espadas na boca. Retire as três espadas das três estátuas que estão no lado esquerdo, mais embaixo, para fazer os galhos do corredor de cima levantarem. Siga para o grande corredor e atravesse para o outro lado para .


No sexto andar, repita o procedimento para chegar até um cristal no lado direito – no último tronco, acione o chicote novamente quando Link começar a cair. Vá para o sul, detone o Helmet ChuChu, e siga pela esquerda. Leia a rocha e fique atento as estátuas deste andar – você terá que usar esta informação mais tarde. Neste andar, siga pelo corredor mais abaixo, pela esquerda, e puxe o lingote do peixe para habilitar um baú. Agora pegue o caminho da direita, depois vá para o norte usando o galho, e abra o baú para conseguir uma Small Key.


Agora retorne para o quinto andar pelo corredor de troncos, seguindo da direita para esquerda, e descendo as escadarias. Já no quinto andar, você terá que arrumar as espadas da maneira que você viu lá em cima. No corredor da esquerda, mais abaixo, retire todas as espadas. No corredor da direito, mais abaixo, coloque espadas na esquerda e na direita, deixando o centro livre. No corredor de cima, à esquerda, deixe espadas no centro e na última estátua da direita. E finalmente, no corredor da direita, mas acima, deixe espadas no centro e na última estátua da direita. Quando você terminar, uma porta na parte de baixo do mapa vai se abrir. Siga para o sul usando sua Small Key, atravesse o buraco usando seu chicote, e suba a escada gigante até o sexto andar.


Pegue o helicóptero, desça em cima do bloco flutuante, e pegue a chave que abre a sala do chefe. No caminho, você vai encontrar alguns Key Masters. Solte a chave, acabe com eles, e continue até a porta. No sétimo andar, atravesse pelos troncos até a parte mais alta à direita e entre na porta para enfrentar Phytops.



Antes de encarar o chefe frente a frente, você terá que escalar até a parte mais alta da arena. Para dificultar, Phytops jogará toxinas mortais lá de cima. Fique atento aos avisos sonoros para conseguir escapar com facilidade. Siga pelos dois primeiros conjuntos de troncos e quando chegar na terceira plataforma, use seu chicote para arrancar um espinho do tentáculo e jogue contra ele mesmo, para liberar a passagem. Ao chegar no topo, quebre os potes se precisar de coração, e pegue uma carona no helicóptero para chegar até a arena principal do chefe.


Em seu primeiro ataque, Phytops jogará dois tentáculos na arena, bloqueando as opções de caminho de Link para ambos os lados. Ao mesmo tempo, ele vai jogar gosmas tóxicas. Fique atento com o que vem de cima, e então pegue um espinho em cada tentáculo e jogue no inimigo. Ao acertar o terceiro, no olho, Phytops vai submergir, e lançar todos os seus tentáculos na arena para tentar amassar você. É só ficar atento e rodar na arena para escapar.


Assim que os tentáculos sumirem na água e Phytops reaparecer, serão quatro tentáculos em vez de dois. A estratégia é a mesma do ataque anterior; acerte-o com seus próprios espinhos até revelar o olho e bata muito com sua espada quando ele ficar tonto. Umas três sequências como esta devem resolver. Ao finalizar, pegue mais um Heart Container no baú branco, e retorne ao mapa principal para caçar mais alguns tesouros.



Chegou a hora de coletar mais algumas recompensas. Ao sair de Ocean Temple, siga para o norte, para trás do templo. Quando você estiver saindo da ilha no lado esquerdo, mais acima, verá um coelho escondido atrás do primeiro barril ao sul. Após a captura, continue seguindo pela direita até passar a torre com a pedra azul, na ilha central. Ande mais alguns segundos e olhe para direita para encontrar mais um orelhudo. Continue pela direita e desça até a ilha maior, rodeada por três outras menores. Assim que você passar por ela, verá mais um coelho ao norte.


Agora siga para a ilha grande, que fica na parte de baixo do mapa, indo para esquerda. Antes de chegar à ilha, suba e pegue o caminho da esquerda. Quando estiver mais ou menos na frente da boca do Ocean Temple, você verá o coelho escondido atrás do baú. Depois disso, retorne para a ilha mais abaixo e pare na estação do Ocean Sanctuary.



Ao desembarcar, siga para o norte, até a ponta do barranco, e pegue carona com o pássaro usando seu chicote para chegar até a ilha à frente – segure a styllus na tela de toque para não cair na água. Na ilha, pegue o baú e retorne para a ilha principal. Vá para esquerda, e entre na caverna para chegar até a segunda parte do santuário. Lá, siga para a ilha mais longe, a de cima, no lado esquerdo, e toque a “Song of Birds” para chamar um pássaro que o levará até a ilha de cima, para mais um baú.


Retorne para a ilha principal, e vá até a porta que leva a sala de Carben. Toque a “Song
of Birds” para pegar mais uma carona que o deixará logo acima. Desça e vá pela esquerda para encontrar a estação de estampas do Ocean Sanctuary. Com tudo resolvido por aqui, retorne ao trem e siga para esquerda, até Papuchia Village.



Já no vilarejo, vá pela direita e depois sul, até a cabana. Lá, fique o máximo à direita que conseguir e toque a “Song of Birds” para chegar até a ilha ao sul. Desça até a próxima tela, até o canto esquerdo e toque a canção novamente para chamar outro pássaro. Repita o procedimento na ilha de baixo para chegar até a ilha central, onde vai encontrar um baú com uma Big Green Rupee.


Vá para o extremo sul da ilha, e toque novamente a “Song of Birds”. Pegue carona no pássaro que chega pelo lado esquerdo, não com o que chega pelo lado direito. Você vai chegar até a ilha mais alta, no canto esquerdo da tela. Vá até aparte mais baixa e chame mais um pássaro. Ele vai dar uma boa volta com você. Desça na ilha do meio, no lado esquerdo.


No lado esquerdo da ilha, toque a “Song of Birds” mais uma vez para pegar carona em um pássaro que o deixará na ilha abaixo, onde você poderá carimbar seu livro com uma estampa do Papuchia Village. Retorne para os trilhos para continuar sua jornada.



Já na The Tower of The Spirits, converse com Anjean e siga para a porta mais alta da torre, chegou a hora de encarar os desafios do 13º andar. Neste andar, você vai enfrentar fantasmas diferentes, com formato de olho, os “Phantom Eyes”. Para acabar com eles, é necessário deixá-los tontos com o seu bumerangue ou ciclone, e depois terminar o serviço com sua espada. Tome cuidado para não ser avistado. Se por acaso um deles surpreender você, todos os grandes serão atraídos. Eles estão indicados no mapa, portanto, fique de olho.


Chegou a hora de batalhar pela primeira Tear of Light. Siga pela direita, pela parte de baixo da tela. Faça um caminho para evitar o fantasma de armadura, use seu bumerangue para desativar o olho e pegar o valioso prêmio. Ativar a tocha na parte de baixo, vai habilitar um baú logo acima, ams tome cuidado para não fazer muito barulho. Siga pelo corredor para o norte, acione o cristal para habilitar uma ponte no lado esquerdo, e pegue a Small Key no baú. Ao retornar, sua as escadas, pegue a espada de dentro da boca do peixe, e jogue no outro peixe, o da direita. Isso vai habilitar mais um baú no lado esquerdo da sala.


Agora, ainda em cima da plataforma, vá até o lado esquerdo para avistar dois troncos onde você pode usar o chicote. Vá seguindo e tomando cuidado com os olhos fantasmas até chegar a outra Tear of Light. Volte todo o caminho até a entrada do andar e siga pela esquerda até a primeira escadaria. Se você acionou o cristal, poderá atravessar a ponte e pegar a segunda Small Key no baú. Pule pelo lado esquerdo e abra a porta no ponto mais baixo. No local há um cristal que não deve ser acionado agora. Siga para o outro lado da sala, no ponto mais alto, no lado direito, e abra a segunda porta para chegar ao 14º andar.


Já no novo andar, siga para o sul e entre no corredor à esquerda. Use seu bumerangue para acabar com o fantasma olho, e continue pelo caminho até encontrar mais uma criatura. Antes de chegar ao fantasma grandalhão, você vai passar por uma sala com caminhos por cima e por baixo. A ideia aqui é tirar o fantasma do seu posto. Escolha um dos caminhos, solte uma bomba, e quando o fantasma for conferir o que fez o barulho, corra pelo outro lado para pegar a terceira Tear of Light. Se você não tiver um Bomb Bag, use seu bumerangue para fazer algum barulho e chamar atenção do guardião.


Acabe com o fantasma grandalhão com um golpe certeiro nas costas para assumir o controle da armadura. Nesta área, se você direcionará-lo até um fantasma olho, ele vai se teletransportar até ele. Faça uma linha até o fantasmo olho que está trancado na sala do lado direito do mapa. Com o grandalhão dentro da sala, pise no botão para que Link possa pegar mais um tesouro no baú branco.


De volta ao 13º andar, suba pela escadaria onde você deslocou a espada da boca do peixe, aproxime o seu fantasma da borda e suba em seu escudo para poder alcançar o tronco no lado direito da sala, e conseguir mais um tesouro. Na volta, acabe com o fantasma que ronda a parte de baixo da sala usando sua espada, suba novamente no escudo do seu fantasma, e siga para próximo de onde você acendeu a tocha. Neste bloco, há uma parte na qual Link pode pular para abrir mais um baú com tesouro.


Lembra do cristal no lado esquerdo da sala? Siga para lá com e faça com que o fantasma se teletransporte para dentro da área fechada através do olho. Lá há um outro cristal que deve ser ativado. Guie o fantasma até o cristal, e tente bater ao mesmo tempo para abrir a porta mais acima e seguir caminho. Todo esse trabalho o levará ao lado esquerdo do 14º andar.


Desça e faça com que seu gigante de armaduras acabe com os Blue ChuChu. Mais a frente, atravese a areia com Link e pise no botão. Faça o mesmo com o fantasma e posicione-o no botão da esquerda, antes de atravessar a areia. Isso vai acionar uma ponte que permitirá a passagem dele. Ao encontrar as estacas, envie o fantasma. Fique parado com ele no círculo avermelhado, e faça com que nosso herói suba no mesmo círculo avermelhado que está do outro lado da parede, no lado direito. Isso vai fazer com que os personagens troquem de posição. Já dentro da sala, arranque a espada de um peixe e coloque na boca do outro para liberar a passagem.


Já no 15º, desça um pouco e fique sobre o triângulo amarelo. Do outro lado da parede, há outro igualzinho a este. Direcione o fantasma para lá para trocar de lugar com ele. Depois da troca, siga para o norte atravessando a areia. No corredor da esquerda, há um bloco que você deve empurrar até um dos botões ao norte.


Vá para baixo e para esquerda, e faça com que Link fique em cima do quadrado azul. No outro lado fda parede há um outro, destinado ao fantasma. Depois que você trocar de lugar com ele novamente, suba com o fantasma no outro botão para liberar as estacas. Vá com os dois até a sala com uma grande porta, e use a força dos dois para abrir e conseguir uma Small Key.


Retorne para o centro da sala com ambos e siga pela esquerda, onde há um vão. Vá até a beirada, e use seu bumerangue no cristal que está no lado esquerdo, um pouco mais acima, para ativar uma ponte na areia. Comandando o fantasma, use o teletransporte para o norte. Atravesse pela ponte, e desça para o corredor mais longe, na parte de baixo da tela, e siga para direita até encontrar um círculo avermelhado. Há mais um deste do outro lado da parede reservado para Link.


Troque para o modo em que você controla o fantasma e repita o teletransporte. Vá até o local próximo de Link e acione o botão mais baixo para livrar o caminho das estacas. Para chegar até a próxima área, use o fantasma para segurar e quebrar as rochas em formato de bola. Ao subir nos dois outros botões, você habilita uma ponte para atravessar o vão.


Siga para o norte junto com o fantasma. O objetivo aqui é atrair o olho para o outro lado da areia para que o seu fantasma possa usa-lo como teletransporte. Com o guardião por perto, deixe o olho fantasma encontrar você, corra para o outro lado da areia, onde estão os dois botões, troque para o fantasma e faça um caminho até o olho para chegar até o outro lado sem ter que passar pela areia. Ao acionar os dois juntos, você abrirá a única porta trancada no mapa, que dá acesso ao 16º andar.


Ao ler a rocha, você terá a seguinte mensagem: “o verde fica vermelho”. No mapa você poderá ver dois olhos fantasmas, siga para o da esquerda com seu guardião. Nesta sala, há um monte de botões cinzas, e um verde. O verde é o ponto inicial do quebra cabeça. Quando você acioná-lo, o botão ficará vermelho. A ideia aqui é repetir o caminho feito pelo sentinela do outro lado do mapa.


Suba no quadradinho verde, e trace um caminho para baixo até o último quadrado, depois trace uma linha na diagonal até o quadrado mais alto à direita, volte pela esquerda até um quadradinho antes do verde, e por fim, continue descendo em diagonal até o canto mais baixo à direita. Fazendo isso você abre a porta que leva o 17º andar. Chegando lá, pegue a peça do Fire Rail Map, assista as cenas e na saída, opte pelo caminho que leva ao Snow Realm. No mapa gelado, siga um pouquinho para cima e peque o primeiro trilho para a direita que conseguir.


Já em Fire Realm, você verá uma grande erupção vulcânica que joga grandes pedras pegando fogo que acabam caindo próximo aos trilhos. Fique atento para destruir as que estão nos trilhos, para não sofrer danos em sua locomotiva. Por enquanto ignore a rocha preta ao norte. Continue pela direita até chegar em uma caverna. Na saída, você encontrará a estação que dá acesso ao Goron Village, nossa próxima parada.



Converse com os Gorons na entrada do vilarejo, e compre o que precisar n a loja mais à direita. Depois, siga pelo caminho da esquerda, até a próxima tela. Lá, continue pela esquerda até passar pela caixa de correio e uma rocha esférica rolando por um canal, seguida de outras duas rochas. O seu caminho e por aí mesmo. Comece se esgueirando pela parede da direita para não ser acertado pelas pedras. Mude para a parede da esquerda, e continue sempre pela esquerda até chegar a uma área com um cristal, que você deve ignorar por enquanto.


Vá seguindo pela esquerda até encontrar um tronco onde você deve usar seu chicote para chegar no ponto mais ao norte. Ao cair do segundo tronco, role para frente para escapar dos Fire Babas, e aproveite para marcar seu livro com a estampa do Goron Village no lado esquerdo. Retorne todo o caminho pelo três troncos, e fique próximo ao primeiro, de modo que você consiga acionar o cristal usando seu bumerangue, e não demore muito para atravessar os dois troncos e a ponte para o lado direito. Siga para o norte ignorando o caminho da direita para conversar com o Goron.


Assim que a cena acabar, retorne a tela anterior e siga pela direita. Desça a primeira escada, e use os dois troncos para chegar até o outro lado do rio de lava. Suba a escadaria para encontrar um tesouro no baú e depois siga para o sul sem descer de onde está, continuando na mesma altura. Vá até o meio da caminho e desça para encontrar mais um baú, em meio aos trilhos empilhados, antes de retornar para a cidade. Siga pela direita para ver mais uma cena, e após receber o vagão de carga, siga para sua locomotiva e rume direto para o Anouki Village, no Snow Realm.



Ao desembarcar, siga para a casa mais a esquerda do mapa, e converse com o Anouki que está próximo ao logo, vestido de azul. Quando ele perguntar se você o ajudaria a procurar uma fonte de água gelada, responda “Sure.” e retorne a locomotiva. O destino de seu passageiro Anouki é Wellspring Station. Faça seu caminho até lá, mas lembre-se de respeitar a sinalização, acionando o apito ao passar por placas amarelas, diminuindo nas placas laranjas, aumentando a velocidade nas placas azuis, e diminuindo a velocidade antes de parar na estação.



Desça pela escada da estação e fale com o Anouki para receber a Force Gem. Vá para a cabana de Ferrus, no lado direito, e saia para conversar com ele novamente. Fique conversando quanto tempo quiser, mas recuse o preço que ele quer cobrar pelo Mega Ice, até que ele faça de graça. Com o Mega Ice carregado, volte para sua locomotiva e siga direto para Fire Realm sem levar nenhum dano no caminho.


Ao chegar em Fire Realm, você perceberá que há um trem guardando a entrada da pedra preta, que vai se movimentar se você se aproximar muito. O jeito é dar a volta por trás, e fazer o caminho mais longo até Goron Village. Lembre-se de evitar os outros dois trens que estão no caminho, cuidar dos inimigos, e acelerar para que o gelo não derreta ande de chegar em seu destino final.



Ao desembarcar, siga pela esquerda para falar com Kagoron. Após o bate-papo, siga para a maior casa da aldeia para falar com o ancião, que depois de tagarelar um pouco, vai liberar uma nova passagem que leva a caverna. Use seu bumerangue para acabar com os Fire Keese, e continue seguindo para o norte. Passe reto pelo primeiro poço de lava, e use o tronco no lado esquerdo para chegar até o botão que aciona duas pontes. Siga pela esquerda utilizando as pontes e siga pela direita até encontrar uma sala com diversos potes. Três deles estão recheados com Like-Likes (aqueles monstros chatos que engolem Link). Passe por eles, suba a escada e siga pela esquerda até o final para encontrar um baú. Retorne e siga para o norte até encontrar o Fire Sanctuary.



Esta é uma área complicada, há pedras borbulhantes caindo do céu, então fique de olho nas sombras no chão para não ser surpreendido. Os Fire Babas também ajudam a provar sua vontade de terminar o jogo, são irritantes. Use o bumerangue para cortar a flor e finalize com sua espada. Continua para o norte passando por suas Fire Babas, e siga pelo caminho indo pela direita, onde há duas tochas. Vá mais um pouco para frente para ver a terceira delas. Use o bumerangue para pegar o fogo de uma e espalhar para as outras. Mais a frente faça o mesmo tomando cuidado com as Fire Babas. Ao acender três delas, uma ponte vai ser acionada ligando o caminho da esquerda ao da direita.


Continue descendo e limpe a área destruindo mais três Fire Babas. Acenda todas as tochas na parte baixa da tela para acionar mais duas pontes. Com isso feito, siga para o norte e suba duas pequenas escadas que estão próximas, no lado esquerdo. Siga pela esquerda e atravesse a primeira ponte, e depois vá para o canto mais ao norte do lado esquerdo que conseguir para encontrar um baú com um tesouro.


Siga pela direita atravessando a maior das três pontes. Quando chegar em terra firme, vá para o sul para encontrar a estamparia do Fire Sanctuary. Após marcar seu livro, pule para baixo e para direita e continue seguindo pela direita, até a sala repleta de estátuas. A história é longa, mas no final dela, você precisa ficar entre as duas estátuas que estão se olhando, a do centro mais acima e a do meio, da direita, e toque a Song of Light – roxo, amarelo, laranja, azul, prata -, para liberar o caminho.


Na nova sala, converse com o guardião Embrose, para mais um desafio na flauta. A melodia é rápida nas quatro primeiras notas - roxo, amarelo, roxo, amarelo -, dá uma pausa e depois volta com o azul. Ao terminar o dueto, você sairá da caverna com o Fire Rail Map. É hora de conversar com o velho Goron no Goron Village.



Depois da conversa, já no mapa geral, siga pela direita até o ponto mais longínquo. Tome cuidado na parte do túnel, vá devagar para conseguir dar conta dos insetos que aparecem pelo caminho. Ao deixar o túnel, você verá três pássaros ao norte, carregando chaves – uma amarela, uma vermelha e outra azul.


Este poderá ser um dos quebra-cabeças mais chatos de Spirit Tracks se você não prestar atenção nas linhas abaixo. Siga em direção a um dos pássaros. Ao se aproximar, toque o apito para que a batalha comece. Agora, será impossível acertar o bicho se você tentar só com o canhão. Para domá-lo, atire com o canhão um vez e depois apite. Atire, e depois apite. Atire, e depois apite. Na segunda ou terceira vez, ele ficará imóvel, e você conseguirá acertá-lo. As três chaves juntas abrem o Fire Templo, então não há como escapar. Depois de pegara a chave, o pássaro ficará desacordado, mas assim que retomar a consciência virá atrás de você, que terá que usar o mesmo procedimento para derrubá-lo. Um já é chato, dar conta dos três beira o insuportável. Após conseguir as três chaves, dirija-se ao Fire Temple.



Ao desembarcar, siga para o norte e entre pela porta. Vá em frente e quando o correndor se dividir, siga pela esquerda até encontrar alumas estacas e fogo circular. Calcule o tempo e siga caminho pela direita, contorne e siga pela esquerda até a próxima sala, onde você enfrentará três Stalfos. Equipe a suas bombas e jogue diretamente nos inimigos para acabar com eles o mais rápido possível.


Ao derrotá-los, as portas de cima e de baixo irão se abrir. Siga para o sul, leia a placa, e preste atenção nos alçapões. Repare que as duas salas na parte de baixo do mapa são iguais. Você está no lado esquerdo agora. Faça marcas em seu mapa na sala da direita, para depois saber onde estão os alçapões na outra sala. Não tente acabar com os inimigos por enquanto, apenas desvie deles. Vasculhe a sala, e depois de fazer a marcação, suba pela escada no lado direito da sala, mas ainda não desça, use seu bumerangue para acertar o cristal logo a frente.


Retorne e siga pelo sul e depois para direita para encontrar a outra escada que leva até o segundo andar. Após a cena, ignore a estátua que está a sua direita. Investigue o objeto que parece um carrinho de carregar minério, para chegar até uma sala mais ao norte, no lado esquerdo do mapa. Abra o baú para conseguir a primeira Small Key, e volte para o carrinho até o lado direito do mapa, onde você deve descer a escadaria.


De volta ao primeiro andar, volte até o corredor onde está a pedra que surgiu quando você acertou o cristal. Pegue-a e siga pela direita até o vulcão. Jogue a pedra no vulcão para poder atravessar, e use o bloco como escudo para se proteger do fogo então siga para cima. Puxe duas vezes para baixo, empurre para direita, empurre duas vezes para cima, e siga empurrando para direita até ter acesso ao corredor que leva à sala onde fizemos as marcações. Evite os alçapões invisíveis, dê a volta para pegar a Big Green Rupee no baú, e siga pela escada até a outra ala do segundo andar.


Suba no carrinho novamente e no meio do percurso, acione o primeiro cristal, mas não o segundo, para cair em uma parte isolada com um baú do tesouro. Retorne, pegue o carrinho novamente, e acerte os dois cristais para enfrentar um Stalfos na sala seguinte. Após a luta, abra o baú para conseguir a segunda Small Key.


Retorne todo o caminho até o primeiro andar, e vá para o centro do ampa. Lá, abra as duas portas que ladeiam a entrada maior. Afaste-se um pouco e use seu bumerangue para acionar os dois cristais em um só voo. Suba a escadaria central e prepare-se para encarar Heatoise.



Esta é uma das batalhas mais fáceis do jogo. Heatoise é uma espécie de tartaruga gigante. No começo, vai deixar a cabeça exposta. Acerte-o para que ele entre no casco. Quando isso acontecer, ele vai girar para tentar acertá-lo. Desvie, e espere até que ele coloque a cabeça para fora para conseguir acertá-lo novamente. Após a batalha, pegue a Red Rupee e depois abra o baú branco para conseguir um item valioso que será muito usado daqui para frente, o arco e flecha.


Siga pelo corredor à direita, e use seu arco para acertar o botão vermelho que está no lado esquerdo da porta para acionar uma ponte. Siga para o norte e desça a escada para retornar ao primeiro andar. Olhe para o sul para ver um artefato redirecionador de flechas. Atire uma flecha nele para acionar uma ponte e ter acesso ao lado direito da sala, onde há um baú com tesouro.


Na volta, acerte o redirecionador com sua espada até que ele fique virado para o norte. Pegue-o, vá até a ponta da esquerda, e jogue para a pequena ilha. Agora, jogue uma flecha no redirecionador para acionar mais um botão na parede ao norte. Uma nova ponte será acionada. Siga pela esquerda, e acerte o redirecionador com sua espada mais três vezes, até que ele aponte para esquerda. Pegue o artefato e jogue-o na pequena ilha ao norte, onde você acertou o olho na parede. Acerte mais uma flecha para liberar a próxima ponte e ter acesso à porta que dá acesso ao área do 1st Basement.


Não há muito o que fazer aqui. Leia a placa e desça mais uma escadaria até o 2nd Basement. Lá, você terá que enfrentar quatro Stalfos. Há uma planta que ajudará a repor as flechas. Acerte os quatro e renove o estoque. Após acabar com eles, vá para o sul. Siga pela esquerda no corredor, acerte uma flecha no redirecionador que vai ativar um botão ao norte que paralisa temporariamente os geiser à direita. Antes de o tempo acabar, equipe seu chicote e siga pela direita até um local seguro.


Quando chegar em terra firme, siga para o norte para encarar mais dois Stalfos, e depois vá para direita pulando sobre as pedras que estão sob as pequenas erupções de lava, até o ponto mais alto. Abra o baú para conseguir mais um tesouro, e siga pelos troncos para o sul. Ao chegar na outra parte do mapa, acione o botão para baixar a porta, e siga pela esquerda desviando das lâminas giratórias até o final do caminho para encontrar um baú.


No lado direito, há dois Fire Keese. Jogue seu bumerangue de modo que acerte um deles antes de acertar as duas tochas apagadas. Ao acender as duas, uma pedra cairá em cima do foco de lava, liberando caminho até a porta que leva de volta ao 1st Basement. Na nova sala, você será obrigado a lutar contra dois Heatoise. Equipe seu arco e flecha, e acabe com eles para conseguir mais um baú do tesouro. Após ler as placas, desça pela porta da esquerda, de volta ao 2nd Basement.


Continue pela esquerda e passe pelos dois Stalfos. Ao norte, há um botão que mantem a porta do lado esquerdo aberta, mas só se você estiver em cima dela. Não há ângulo para ficar em cima do botão e atirar no olho vermelho dentro da sala. Continue a norte, peque o redirecionador, e retorne para o botão, colocando-o de forma que você, de cima do botão, consiga redirecionar a flecha para acertar o olho dentro da sala para conseguir uma pedra.


Pegue esta pedra e vá par ao norte, jogando-a no vulcão da esquerda. Volte até a sala anterior, pegue o redirecionador, e siga para a próxima sala ao norte. Na nova sala, deixe a pedra no chão e toque no cristal mais próximo para que um tronco apareça no lado direito. Detone o Keese, e pegue o outro artefato redirecionador no lado direito, mais acima, que só atira na diagonal. Bata nele até que ele fique apontando na diagonal para cima/direita, e jogue-o no vulcão do centro, mais abaixo. Faça com que o outro redirecionador aponte para esquerda, e coloque-o no vulcão da direita. Pegue a pedra, coloque no vulcão da esquerda, equipe seu arco e flecha, suba na pedra, acerte o segundo cristal ao norte, para liberar a lava dos pequenos vulcões, atire uma flecha no redirecionador ao sul, e outra no olho que está na pilastra central, para abrir mais um baú que guarda uma Small Key.


Retorne e prossiga pela direita até chegar ao centro do andar. Vá pelo caminho ao norte suba para o 1st Basement novamente. Pegue o caminho da esquerda e abra a porta trancada para ter acesso a uma escadaria que leva a outro carrinho de carregar minério. Na parte sul do caminho, você verá quatro olhos vermelhos na parede, que devem ser ativados na ordem certa. Acerte na ordem 2 - 1 - 4 - 3 para ter acesso ao pequeno pedaço de terra no centro do andar. Não desça ainda. Em vez disso, volte para o carrinho de minério com arco e flecha equipado, segure L, para mirar, e mantenha o foco para baixo no lado esquerdo da sala para descobrir e acertar um cristal, que o levará até a estamparia local. Ao conseguir, retorne para a pequena área no centro do mapa e desça até o 2nd Basement.


Lá, jogue uma bomba na rocha que o impede de prosseguir à direita, pegue a pedra, jogue no vulcão, e examine o mapa que está na parede à esquerda. Marque os pontos de explosão em seu mapa, e suba no carrinho de minério. No caminho, haverá diversos cristais, mas você deve acionar apenas os que estão indicados no mapa – acerte o primeiro cristal, pule o segundo e acione o terceiro para chegar a salvo ao norte.


Ao descer, use o ciclone para levar a chave até um outro carrinho à esquerda. Agora suba, use o chicote para atravessar para o lado esquerdo e encontrar mais um tesouro no baú. Retorne e pegue o segundo carrinho em direção ao lado esquerdo da sala. Novamente, você deve acionar apenas os cristais marcados no mapa – acerte o primeiro e o segundo e ignore o terceiro. Rapidamente equipe seu arco e flecha, mantenha a mira na diagonal esquerda/cima, e atire no quarto cristal.


Se você fizer certo e tiver sorte de acertar o quarto cristal de primeira, vai chegar junto com a chave na porta do chefe. Caso contrário, terá que repetir tudo desde o ponto em que usa o ciclone para levar a chave até o carro de minério. Quando conseguir, desça para o andar do chefe e leia a placa para habilitar o ponto azul que o leva ao início desta dungeon.



Durante a primeira parte da batalha, o gigante Cragma é lento. Quando ele levantar os braços, atire uma flecha no ponto brilhante em sua barriga. Isso irá fazer com que ele tente esmagar Link. Corra de um lado para o outro para escapar deste ataque, e espere até que caia uma rocha esférica. Dentro dela está uma pedra que você precisa para chegar até o carrinho de minério no lado direito, e a melhor maneira de quebrar a rocha é esperar até que Cragma ataque novamente.


Quando conseguir a pedra, jogue-a no vulcão no lado direito para ter acesso ao carrinho, que rodeará o gigante. Certifique-se de ter pelo menos 15 flechas antes de começar a viagem. Durante as voltas, Cragma vai expor seus pontos fracos, que você deve acertar com uma flecha certeira. Quando chegar no trilho mais alto, e não restar mais nenhum ponto fraco, acerte o olho dele. Fazendo isso, o gigante cairá e deixará exposto seu último ponto fraco. Aproxime-se e termine o trabalho na espadada. Repita este procedimento duas vezes para dar conta do grandalhão, restabelecer os trilhos no Fire Realm, e ganhar mais um Heart Container.




 ***CANÇÕES DO JOGO***
( NÃO PERCA NENHUMA CANÇÃO, E TERMINE O JOGO COM 100% )

Canção do Despertar

BLUE, RED Azul, Vermelho
  A Canção do Despertar permite Link para acordar as estátuas do sono, que estão espalhadas por toda Hyrule. No overworld, eles dão pistas sobre como link para o progresso. Dentro de um templo, eles oferecem para revelar a localização de todos os baús de tesouro no chão que você está (exame de uma nota em seu mapa, uma vez que eles desaparecem quando você deixar a estátua) por 20 Rupees. Aprendidas na / Floresta Santuário da Floresta, perto do quebra-cabeça a cabeça de pedra.

Canção da Cura

GREEN, WHITE, GREEN Verde, branco, verde
A Song of Healing (que soa nada como a Song of Healing de Majora's Mask ) faz com que o Espírito de Cura aparecem para encher o coração de metros Link.  Pode ser usado apenas uma vez, e somente se você está em um templo ou a Torre dos Espíritos.  Para atualizar a capacidade do Espírito Santo depois que você usou, sair e voltar a entrar no Templo. Aprendido na entrada para o / Arborizado Forest Temple.

Música do Descobrimento

RED, YELLOW, RED, BLUE VERMELHO, AMARELO, VERMELHO, AZUL
A Canção da Discovery faz baús de tesouro escondido ou outros objetos aparecem.  Necessário para encontrar o Anel Regal para Linebeck III no Trading Post a pagar ao trabalhador ponte e entrar no terreno do oceano. Aprendidas da Pedra Sound no centro da Anouki Village.

Canção dos Pássaros

PURPLE, YELLOW, PURPLE Roxo, amarelo, roxo
 O canto dos pássaros chamadas aves portadoras apertos chicote, e Cuccos, sobre a sua posição. Só é útil uma vez que você obtenha o chicote do Templo do Oceano. Esta canção é necessário encontrar a Lokomo da Ocean Land, Carben, para que possa levá-lo de volta para o / Ilha Oceano Santuário e toque a Song of Restauração Ocean's. Aprendidas em Papuzia Village por tocando o Cântico do Discovery em uma árvore ao sul da casa do sábio para revelar um som escondido da Pedra.

Música da Luz

PURPLE, YELLOW, RED, BLUE, WHITE Roxo, amarelo, vermelho, azul, branco
A Canção da Luz ativa cristal balizas de luz (mesmo que invisível) para revelar caminhos ocultos ou outros segredos.  Aprendidas com a Pedra do som no Trading Post, perto do túmulo Linebeck.

Canções da Restauração

Há cinco músicas diferentes da Restauração, um para cada terreno (incluindo as terras do deserto). As canções são duetos, exigindo que o Pipes Espírito e um instrumento de propriedade da Lokomo daquela terra. Durante a história, você vai jogar cada canção da Restauração vez.. Quando jogado com êxito, o Glyph / Rail Mapa de que a terra vai começar a brilhar, e os Spirit Tracks levando ao templo que a terra aparecerá.

11 comentários:

Lucas disse...

Pô, empaquei no Temple of Spirits (ultima parte), vc só colocou até o Cragma, e os puzzles do fire temple são até bem elaborados, mas n se compara aos do Sand Temple! Poxa quero a continuaçãão!

Unknown disse...

Mas depois de tudo isso,tem outra parte,uma continuacao,te ate outro templo para vencer e conseguir outro tipo de flecha,por favor me ajudem a fazer essa missao,me contate : matheusc5.5@hotmail.com , eu preciso zerar esse jogo de verdade :/

Unknown disse...

como soprar com o emulador

klinsmann disse...

Poxa vida... ajuem ai, eu travei no final no templo dos espiritos, e depois, o que eu faco para salvar zelda.

Unknown disse...

Acho que não tem como

Gorhan Freitas Noronha disse...

Para soprar no emulador é bem simples. Eu uso o DeSmuME, e basta ir em config, escolher hotkey config e na parte que diz "Microphone" só é vc escolher a tecla q vc quer! Vc tbm pode usar um microfone real, para configurar isso basta ir em config e dps em microphone settings.

Luis Fernando disse...

Poxa! N tá completo, alguém me ajuda. Empaquei. Quando a Ajean fala pra ir pro deserto encontrar n sei oq. Aí tem um monte de estátuas gigantes daí n sei mais oq fazer. Alguém me ajuda por favor. Quero completar o jogo

Unknown disse...

Eu queria saber como se passa o templo da areia

Unknown disse...

É so vc viajar pelo deserto e marca as estatuas que esta lá

S. Michael Ustayer78 disse...

Certo ...marquei e continuei perdido

Unknown disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

1 - Comentários com qualquer tipo de link serão deletados, mesmo que o link seja relacionado ao conteúdo do post.

2 - Palavrões: Use com moderação!